Zonas 30
Dados e Recursos
Informação Adicional
Campo | Valor |
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Fonte | https://geodados-cml.hub.arcgis.com/datasets/CML::zonas-30/explore |
Autor | Câmara Municipal de Lisboa |
Gestor | Lisboa Aberta |
Versão | 1.0 |
Última Atualização | Julho 2, 2024, 15:24 (Europe/Lisbon) |
Data de criação | Setembro 28, 2022, 10:15 (Europe/Lisbon) |
Atualização dos dados | Ocasional |
Idioma | Português |
Informação adicional | As Zonas 30 são implementadas em zonas residenciais, em áreas com elevada atividade comercial, na proximidade de equipamentos escolares, tendo como objetivo: reduzir a velocidade de circulação; reduzir a ocorrência e a gravidade de acidentes; diminuir o tráfego de atravessamento indesejado; reduzir a poluição sonora e ambiental; garantir a segurança rodoviária. Para a criação de uma Zona 30 é conveniente a definição de uma área urbana homogénea, preferencialmente zonas residenciais, sendo necessário assinalar as “entradas” e “saídas”, quer através da construção de medidas que obriguem ao abrandamento, quer através da sinalização vertical. No interior da Zona 30 a sinalização vertical deve ser reduzida ao mínimo, devendo a acalmia de tráfego ser garantida através de alterações físicas no espaço urbano, que conduzam à sua requalificação, tais como: redução da largura da via e aumento do espaço pedonal; introdução de elementos que transmitam a perceção de redução da largura da via aos automobilistas (arbustos/árvores, mobiliário urbano, entre outros); diminuição dos raios de curvatura; descontinuidade no alinhamento do eixo rodoviário; sobre-elevação da via e consequente nivelamento dos atravessamentos pedonais; partilha dos espaços de circulação. |
Sistema de Referenciação | ETRS89 |
Última Atualização dos Dados | Ver Geodados |